segunda-feira, 30 de abril de 2012

Segundo Jornal, estratégia da Apple evita pagamento de bilhões em impostos


A Apple se aproveita de uma estratégia polêmica para deixar de pagar bilhões de dólares em impostos ao redor do mundo e aumentar os seus lucros, de acordo com uma reportagem do The New York Times.

A empresa instala escritórios em cidades e países com pouca cobrança tributária e, assim, consegue aumentar os ganhos. A reportagem citou sedes da empresa na cidade de Reno (Nevada, EUA), onde o imposto para corporações é zero, enquanto no Vale do Silício o tributo é de 8,84%.

Além disso, países como Irlanda e País de Gales, entre outros, contam com subsidiárias da empresa em lugares que seguem a mesma política para empresas.

Em 2011, a Apple pagou US$ 3,3 bilhões em impostos, o que representou menos de 10% dos US$ 34,2 bilhões que a empresa lucrou.

A estratégia de instalar escritórios em locais que cobram poucos impostos é usada por empresas em geral, mas, de acordo com a reportagem, é uma prática mais fácil para empresas de tecnologia. Apple, Google e Amazon lucram principalmente com patentes e softwares, e não com bem físicos, por isso, conseguem mudar um escritório de lugar no mundo com mais facilidade.

Em resposta ao jornal, a Apple afirmou que, em contrapartida aos baixos tributos que paga, ela cria cerca de 500 mil empregos apenas nos Estados Unidos, entre "pessoas que criam os componentes dos nossos produtos até aqueles que os entregam aos consumidores".

Fonte: Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário