A pesquisa científica trouxe novas técnicas que permitiram a transferência de genes de uma espécie para outra, proporcionando uma gama de aplicações voltadas ao benefício da saúde da sociedade. A produção de insulina humana foi uma das principais conquistas da biotecnologia, por ser essencial para os portadores de diabetes. Ainda no campo da saúde, a biotecnologia é utilizada para produção de hormônios humanos e vacinas.
Muitos países utilizam esse tipo de conhecimento na agricultura, para a produção de alimentos geneticamente modificados. Assim, é possível torná-los mais resistentes contra pragas e doenças e aumentar a tolerância a herbicidas. Outras pesquisas na área já preveem alimentos com mais nutrientes e vitaminas, plantas mais resistentes à seca e outros avanços.
Atualmente, uma das mais importantes utilidades da biotecnologia é na produção de biocombustíveis, que não só substituem a energia fóssil como também possuem preços mais acessíveis. Desde a década de 80, o Brasil investe em projetos científicos e tecnológicos e na capacitação de recursos humanos para essa área. Exemplo disso é a Política de Desenvolvimento da Biotecnologia, criada para apoiar a incorporação dessa tecnologia nos processos industriais brasileiros, e alavancar o desenvolvimento social e econômico do País.
Fonte: Web
Nenhum comentário:
Postar um comentário